Notícias | Geral

Casa da Cultura recebe exposição “Nem todo mundo vê o mundo como você vê”

Da redação | 17/10/2017 - 16:34:41

Acontece até o dia 20 de outubro na Casa da Cultura de Varginha a exposição “Nem todo mundo vê o mundo como você vê” desenvolvida pelos pacientes dos CAPS'S de Varginha. A proposta dos trabalhos é levar para a sociedade por meio da arte, uma maneira diferente de ver o mundo.

A exposição marca a celebração do Dia Nacional de Luta Antimanicomial que aconteceu no último dia 10 de outubro.
 
A Casa da Cultura fica na Praça Governador Benedito Valadares, 141, Centro de Varginha. O horáro de visitação é de 07h às 11h e de 13h às 17h.
 
 
Sobre o CAPS
 
Os CAPS foram criados com o objetivo de substituir a internação em manicômios, que por muitos anos foi utilizada como única forma de tratamento. A progressiva redução das vagas ofertadas em manicômios coloca em evidência não apenas os maus tratos sofridos pelas pessoas que passaram por internação psiquiátrica, denuncia a loucura e o louco, que sempre tiveram em nossa sociedade mas que por muitos anos foram excluídos.
 
Os tratamentos oferecidos pelos CAPS trouxeram a possibilidade de aproximar e confrontar estigmas e preconceitos enraizados por longos anos na sociedade. São representações criadas em torno da figura do louco, agressividade, sem limites, sem razão, impulsividade, entre tantos outros.
 
E que essa visão faz parte de nós mesmos, talvez seja o que mais amedronta no final, sermos muito parecidos. A pessoa em sofrimento mental necessita de cuidados e principalmente respeito. Ser excluído por pensar diferente da grande maioria  é prática recorrente na humanidade. Nada melhor do que a arte para incluirmos e denunciarmos as diferenças e colocar em discussão a loucura.
 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)