Notícias | Cidades

Copasa renova contrato e inaugura aterro sanitário em Varginha

Com assessoria | 06/06/2017 - 16:12:38
Além de contar com os serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto por mais 30 anos, Varginha é o primeiro município a possuir aterro sanitário operado pela Copasa 
Nesta segunda-feira (5), o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), e a Prefeitura de Varginha celebraram a renovação, por mais 30 anos, do contrato dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário e, também, anunciaram o início das operações do aterro, cujas atividades começam efetivamente em 1º de julho próximo. A celebração aconteceu durante o 1º Fórum Varginha Rumo à Universalização do Saneamento, na Cidade Universitária do Unis, no município. 
O aterro sanitário é um grande avanço na gestão de resíduos de Varginha. A prefeitura do município continua a fazer a coleta de lixo e acrescentará em alguns bairros a coleta seletiva, permitindo separar materiais como papel, vidro, plástico e metal para destiná-los à reciclagem. Os demais resíduos sólidos domiciliares e urbanos serão encaminhados ao aterro sanitário, para que a Copasa faça a destinação final. 
Instalado em uma área de 20 hectares, a 10 km do centro de Varginha, o aterro sanitário utiliza as melhores técnicas de engenharia para esse tipo de obra. Após a terraplenagem do local, o terreno foi impermeabilizado, para que não haja contaminação das águas subterrâneas, e foram realizadas as linhas para condução dos líquidos contidos na massa orgânica de resíduos aterrados, o chamado chorume. Esses líquidos serão conduzidos para uma lagoa de reservação e, posteriormente, coletados e encaminhados para Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), em Varginha. Os gases, que também são produzidos pela decomposição de matérias orgânicas, serão queimados, podendo, no futuro, serem aproveitados como fonte energética. Os resíduos depositados no aterro serão compactados e cobertos com terra do próprio local, conferindo melhor estruturação do aterro.
 Haverá ainda outras ações de cuidado com o meio ambiente, como o plantio de mudas em áreas específicas do aterro e em seu entorno.  Será realizado também, monitoramento constante da compactação dos resíduos, dos líquidos, dos gases, dos níveis de poeira e dos ruídos produzidos no local.  O aterro deverá receber cerca de 100 toneladas de resíduos por dia. 

1º Fórum Varginha Rumo à Universalização do Saneamento 

O 1º Fórum Varginha Rumo à Universalização do Saneamento contou com a presença do prefeito de Varginha, Antônio Silva; da presidente da Copasa, Sinara Meireles; do secretário municipal de Meio Ambiente, Joadylson Ferreira; do presidente da Câmara Municipal de Varginha, Zacarias Piva; do diretor de Operação Sul da Copasa, Frederico Delfino; do chefe da assessoria técnica da presidência da Copasa, João Bosco Senra; e do gestor de projetos da Companhia, Heuder Batista. 

Copasa em Varginha 

A Copasa opera os sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em Varginha, desde dezembro de 1983. A cidade é abastecida por captação superficial no Rio Verde, no Ribeirão Santana, no Rio Palmela, além de fontes subterrâneas. O tratamento da água ocorre em três estações. O esgoto coletado é tratado em outras três estações, localizadas nos bairros Santana, São José e Distrito Industrial Cláudio Galvão Nogueira. 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)