Notícias | Geral

Via Café Garden Shopping é sede dos Campeonatos Brasileiros de Barismo

Com assessoria | 27/04/2017 - 18:20:05
Disputas de Brewers Cup, Coffee In Good Spirits, Cup Tasters e Latte Art ocorrerão em Varginha, de 28/04 a 1º/05. Vencedores vão para os campeonatos mundiais.
 
De 28 de abril a 1º de maio, serão realizadas, no Via Café Garden Shopping, quatro etapas dos Campeonatos Brasileiros de Barismo. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), é composto pelas nonas edições dos Campeonatos Brasileiros de Latte Art, Cup Tasters e Coffee In Good Spirits e pela sexta edição do Campeonato Brasileiro de Brewers Cup. Os campeões brasileiros de cada categoria garantem classificação para os campeonatos mundiais, que ocorrerão entre os dias 13 e 15 de junho, em Budapeste, na Hungria. As competições integram as ações do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido pela entidade em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
 
Desde setembro de 2016, a BSCA é a National Body no Brasil da World Coffee Events (WCE), entidade organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos da competição em todo o mundo. Esse status confere à Associação o direito de realizar as etapas classificatórias das competições mundiais, as quais conduzem os campeões brasileiros para a fase final dos certames internacionais nas suas sete modalidades: Barista; Latte Art; Brewers; Coffee in Good Spirits; Cup Tasters; Roasters (torrefação) e Cezve Ibrik (café turco).
 
A diretora da BSCA, Vanusia Nogueira, explica que a entidade realizará seis certames este ano – exceção à modalidade Cezve Ibrik –, com as competições nacionais de Baristas e Roasters previstas para o segundo semestre, já que seus campeonatos mundiais ocorrerão em novembro e dezembro. Ela também enaltece a convergência em qualidade entre a Associação e os profissionais da área. “O principal objetivo da BSCA e da WCE é promover a excelência em café e, nessa orientação, o barista é um profissional fundamental para a valorização do produto junto aos consumidores”, explica.
 
Um dos objetivos do campeonato é difundir a arte do profissional que prepara o café, pois além do conhecimento sobre o preparo da bebida, os baristas também têm que entender da história do café, seu cultivo, tipos de grãos e origens. “O fato de o evento ser realizado no Via Café Garden Shopping é altamente enriquecedor para o Sul de Minas, conhecido mundialmente pela produção e exportação de cafés de altíssima qualidade. Estamos muito honrados em sediar os campeonatos”, afirma a coordenadora de Marketing do Via Café Garden Shopping, Mariana Zonta.  
 
Programação
 
       
 
Sobre as competições
 
BREWERS CUP - Competição focada no preparo de café pelo método filtrado e manual, com os competidores devendo empregar suas técnica e habilidade para extrair o melhor do café coado.
 
COFFEE IN GOOD SPIRITS - Disputa em que se valoriza o preparo de bebidas alcoólicas à base de café, com os competidores demonstrando habilidades de barmen. Na competição, exige-se o preparo de Irish Coffees (feitos com café, uísque, açúcar e creme) e bebidas de assinatura quentes ou frias, com álcool e ingredientes livres.
 
CUP TASTERS - A competição visa a avaliar o conhecimento dos competidores na distinção de cafés. São realizados testes triangulares, com o preparo de duas xícaras idênticas e uma diferente, com o objetivo de que o competidor a distinga.
 
LATTE ART - O formato da disputa exige que os competidores preparem dois cappuccinos com latte art idênticos, usando café e leite e apenas espresso e leiteiras como ferramentas, dois macchiatos e duas bebidas de assinatura própria à base de leite e café, que podem ser "desenhadas" com a ajuda de acessórios para dar forma ao desenho.

*Com informações de BSCA e Apex-Brasil
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)