Notícias | Cidades

Campanha, Três Pontas e Varginha celebram o 190 anos do Padre Victor

Com assessoria | 11/04/2017 - 16:12:41
Nesta quarta feira 12 de abril, nas cidades de Campanha onde é feriado municipal, Três Pontas e Varginha, haverá missas em comemoração aos 190 anos de nascimento de Padre Victor. 
 
Embora o povo sul mineiro saiba que é o dia 23 de setembro o calendário de reverencia  a morte de Padre Victor, estas três cidades farão missas em homenagens ao beato ao seu nascimento. A partir do ano de 2015 Padre Victor pode enfim  ter o seu culto oficial de veneração como Beato nos altares após a beatificação, sua imagem e relíquia se encontram ao lado do altar central da Matriz D’Ajuda.
 
 Padre Victor morreu em 23 de setembro de 1905, tendo sua morte comovida toda a região. Campanhense nasceu escravo em 12 de abril de 1827, na então Vila da Campanha. Forte na fé enfrentou o racismo por ser negro e muito mais ainda por querer ser padre. Vencido todas as lutas, foi um grande sacerdote, educador e empreendedor na cidade de Três Pontas, sua fama de santidade espalhou-se por dezenas de anos indo até Santa Sé. Reconhecido como homem santo e de grandes virtudes teve a sua beatificação aprovada e proclamada no ano de 2015. O processo de beatificação até que foi rápido, considerado as exigências, 23 anos, porem a devoção do povo ao padre como um santo começou no dia de sua morte. Padre Victor tem uma história digna de herói, viveu os horrores da servidão no Brasil, só não recebeu os castigos cruéis, porque nasceu num lar onde ganhou a bondade e a graça da proteção de sua madrinha, Mariana Barbara, que  o ajudou a ir para o seminário quando disse a ela que queria ser padre. Como pode um negro ser padre, perguntaram todos em Campanha naquele ano de 1847, grandioso na esperança Victor foi e venceu dentro do seminário o racismo, graças por conquistar o coração do Santo Bispo Dom Viçoso que o aceitou para o sacerdócio, numa época em que a Igreja não aceitava negros e escravos como padre.  A história de Padre Victor vai sendo cada ano mais conhecida e sua fama de santo se espalha pelo Brasil,  no sul de minas após a beatificação muitas igrejas já o celebram nos altares. Em quase todos os templos católicos da Diocese da Campanha tem nos seus altares a imagem de Padre Victor a partir do ano de 2015, quando foi beatificado.   Isto só pode acontecer somente depois de um candidato a santo for beatificado.   O escritor varginhense  Marcelo Nascimento lançou neste ano a biografia do Padre Victor, num livro de mais de 260 páginas com o titulo de “O Escravo Herói”. A partir do final de abril haverá lançamento do livro em varias cidades da região.
 
As solenidades pelos 190 de nascimento:
 
Campanha: 05h30 da manhã, procissão saindo da Catedral Santo Antônio indo até o cruzeiro, em seguida missa.
 
Três Pontas: 06h00 da manhã, missa na Igreja da Nossa Senhora da Ajuda, onde se encontra os restos mortais de Padre Victor.
 
Varginha: 16h00 – Via Café Gardem Shopping – missa celebrada pelo Bispo Emérito Dom Diamantino de Carvalho Prata, haverá benção com a relíquia de Padre Victor. 
 
Memorial Padre Victor:
Em Três Pontas encontra-se na Praça Cônego Victor em frente à Matriz D’Ajuda o Memorial Padre Victor inaugurado em 1998. Lá se encontra muitos objetos e roupas que pertenceu ao Beato de Três Pontas e um grande registro histórico sobre a vida do ex-escravo e pároco trespontano. O memorial fica a cargo da Associação Padre Victor. 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)