Notícias | Geral

III Seminário sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência de Varginha abordará educação inclusiva e a nova lei brasileira

Com assessoria | 20/10/2016 - 13:05:05
Varginha possui o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Codeva) que vai completar em 2017 10 anos de existência. Nos dias 25 e 26 deste mês, irá realizar o III Seminário sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência de Varginha. A expectativa dos organizadores é de lotar o Theatro Capitólio, já que as edições anteriores que foram noturnas atrairam um grande público e desta vez, sendo pela manhã, poderá facilitar a participação de mais pessoas, inclusive pelos temas: Educação Inclusiva e Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. São esperados os representantes da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), Superintendência Regional de Educação, escolas, faculdades e universidades, além dos demais interessados. A entrada é gratuita.
 
Conquistas
 
Para o presidente do Codeva, Luiz Carlos Bruziguessi (Bruzi) Varginha já avançou quanto aos direitos da pessoa com deficiência. “Nesse intervalo de tempo - quase 10 anos - avançamos mais que muitos conselhos que existem há tempo e nosso objetivo é sempre melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência, tirá-las de casa e inseri-las na sociedade, no trabalho, no lazer”, explica.
 
Entre as principais conquistas, Bruzi cita o serviço porta a porta. São cinco vans (três da Prefreitura e duas da Autotrans) que transportam diariamente mais de 150 pessoas para tratamentos de saúde, escola e até para lazer. O Decreto da Gratuidade dos ônibus circulares que cede quatro passagens por dia para pessoas com deficiência e acompanhante. O Codeva possui mais de 100 equipamentos como cadeira de roda, muleta e outros para emprestar para pessoas com deficiência temporária, dispensando a necessidade de comprá-los para o uso por tempo determinado. O Curso de Lingua Brasileira de Sinais (Libras) que já capacitou mais de 300 pessoas com curso básico de 180 horas. Eventos como o Varginha Acessível que é realizado no mês de setembro com a presença das escolas e a Colônia de Férias Acessível, em julho, que reúne em média 100 crianças sendo metade com alguma deficiência reforçam ações de inclusão e interação. Além disso, o Codeva vem se tornando referência para empresas que dispõem de vagas de emprego para deficientes.
 
Desafio
 
O presidente do Codeva revela que para o próximo ano o grande desafio será a construção do Centro de Referência das Pessoas com Deficiência em uma área doada pela Prefeitura, ano passado. O terreno fica próximo à UPA com mais de 1.200m². O local servirá para capacitar as pessoas para o mercado de trabalho, oferecer oficinas de artesanato, música e dança; e se tornar um local de encontro.
 
O Codeva reforça o convite para que a comunidade participe do III Seminário sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência de Varginha ressaltando que sobre a nova lei, de 2015 que melhora as anteriores, virá o presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Romerito Costa Nascimento, que é também da Coordenadoria Especial de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência (Caade) da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social. Hoje, em Minas Gerais existem cerca de 300 mil pessoas com deficiência e em Varginha, segundo dados do IBGE/2010 são 27.700.
 
Quem quiser entrar em contato com o Codeva pode telefonar para (35) 3223-8211 ou 3222-8211 ou ir diretamente à sede que funciona na Policlínica Central (Rua Santa Catarina, 40) e ainda pelo Facebook (Codeva Varginha).
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)