Notícias | Esportes

Varginha estará representada nos Jogos Parapan-Americanos de 2015 no Canadá

Da redação | 03/08/2015 - 15:44:17
Varginha estará representada nos Jogos Parapan-Americanos de 2015 que acontece de 7 a 15 de agosto na cidade de Toronto, no Canadá.  A varginhense Janaina Petiti, 38 anos, da seleção Brasileira de Vôlei Sentado, embarcou neste domingo (2) rumo a Toronto.
 
Janaina esteve na primeira vez em que uma seleção feminina de vôlei sentado disputou uma Paralímpiada,  em 2012, em Londres. Na ocasião, a Seleção Brasileira ficou na 5ª colocação, Janaina foi a segunda maior pontuadora da competição. Atualmente, a seleção feminina de vôlei sentado é a 4ª colocada no ranking mundial, ficando atrás apenas das grandes potências: China, Estados Unidos e Rússia.
 

Sobre a atleta
 
Janaína Petit começou a jogar vôlei com 14 anos, em Varginha, e logo foi convocada para integrar a seleção brasileira infantil e, mais tarde, passou para a categoria juvenil. O talento projetou Janaína e ela foi convidada para representar o Esporte Clube Pinheiros. Aos 17 anos, mudou-se para São Paulo e começou uma nova fase de sua promissora carreira, interrompida por um acidente que comprometeu os movimentos de sua perna.
 
Parecia um dia comum, sem muitas surpresas. Em plenos 18 anos e com uma vontade imensa de conquistar seu espaço no mercado desportivo, Jana, como é carinhosamente chamada pelos amigos, estava a caminho do clube paulista Pinheiros para mais uma manhã de treinos, quando foi atropelada por um ônibus.
 
Foram dois longos meses de internação, várias cirurgias e anos de uma frustração sem fim. Devido ao acidente, ela sofreu grande perda de massa muscular e teve que fazer enxertia quase completa em uma das pernas. Mesmo após o período de recuperação, ela não conseguiu readquirir a resistência suficiente para voltar às quadras do vôlei tradicional efetivamente.
- Depois que sofri o acidente, tentei jogar em pé novamente, mas comecei a ter muita ruptura de ligamento. A última, inclusive, foi nos dois joelhos de uma só vez. Por isso resolvi parar de vez – contou Janaina. 
 
Foi então que ela decidiu esquecer o mundo dos esportes e voltou para Varginha. Aqui,  ela estudou, casou-se e começou a trabalhar na área de edificações. Mas quem nasceu com o dom de ser atleta, nunca deixa de ser, independente das limitações. Petit estava prestes a iniciar a faculdade de Engenharia Civil quando, em 2006, começou a ser sondada pela comissão da seleção feminina de vôlei sentado.
 
- Eles iriam disputar o Mundial da Holanda e eu não fazia ideia de como jogava, sempre tive muito resistência, não queria de jeito nenhum. Recusei algumas vezes, falava que queria estudar e nunca mais mexer com vôlei na minha vida – relembrou.
Três anos depois os contatos passaram a ser mais frequentes e foi um representante do clube de Suzano, interior de São Paulo, que a convidou para conhecer o esporte e como era a estrutura. Em um treino sem compromisso, ela ficou por duas semanas, disputou o Brasileiro e nunca mais parou.
 
Janaina permaneceu em Suzano e depois contratada pelo Sesi. Pouco depois, foi convocada pela seleção brasileira, tornou-se capitã do grupo, é considerada uma dos paratletas de maior destaque do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
 
Com informações Globo Esporte
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)