Notícias | Educação

Mini-ONU organizada pelo Colégio Cenecista Catanduvas discute a crise mundial da água

Com assessoria | 31/03/2015 - 00:53:55
Os estudantes do ensino médio do Colégio Cenecista Catanduvas, orientados pela professora de Geografia, Marielle Costa, mestranda em Gestão Pública e Sociedade pela INIFAL,  participaram de uma atividade que propiciou uma profunda reflexão sobre a crise mundial da água.  
 
Segundo a Organização das Nações Unidas- ONU, 40% da população mundial já enfrenta falta de água. Assim, estão sendo  suscitados debates mundiais sobre as crises de escassez, levantados principalmente no dia 22 de março “Dia Mundial da Água” , no qual a ONU em 2015 propôs o tema "Água e Desenvolvimento".
 
Diante disso, os estudantes foram convocados pela professora Marielle que formou comitês e grupos de trabalho e organizou uma Mini-ONU sobre o tema geral: Água, Escassez e Soluções.
 
Os temas pesquisados durante o projeto abordaram conteúdos específicos de cada série, que vem ao encontro das diretrizes propostas pela mantenedora do colégio, a CNEC.
 
O encerramento da atividade  aconteceu dia 20 de março, no auditório do colégio. Os estudantes, em grupos, simularam a representação de órgãos, da ONU, países e sociedade civil discutindo sobre água, escassez e soluções, em mesas redondas. Após as discussões, os grupos apresentaram soluções e  formularam relatórios de conclusão.
 
Para a estudante Carolini Terron, do 2º Ano A, o momento propiciou ampliação de consciência sobre o tema. "Houve a ampliação dos conhecimentos sobre a água, sua importância, distribuição e as consequências da escassez. Além disso, tivemos a oportunidade de tirar dúvidas durante o debate, comenta".
 
A estudante Sarah, do 3º ano, também apresentou um relato importante:  "a Mini-ONU contribuiu para o nosso crescimento cultural e de conscientização. Ampliou nossa visão para o problema da escassez de água, estresse hídrico e acesso à água potável em diversos países. Nos mostrou o quanto precisamos tratar e preservar este importante recurso para nossa própria sobrevivência e de gerações futuras, concluiu". 
 
O projeto Mini-ONU  promoveu o aprendizado de forma dinâmica em torno do tema central, demais subtemas e contribuiu para que os estudantes desenvolvam a oratória, o trabalho em equipe, a capacidade de argumentação e o empreendedorismo.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)