Notícias | Geral

Circuitos Turísticos mineiros tem certificação renovada

Com assessoria | 25/03/2015 - 10:42:58
Solenidade realizada na última segunda-feira (23) no auditório JK, Cidade Administrativa, marcou a renovação dos certificados dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais e a inclusão de um novo: o Circuito Turístico Montanhas Cafeeiras de Minas, localizado no Sul do estado. Ao todo, Minas tem agora 46 circuitos reconhecidos pela Secretaria de Turismo (SETUR).
 
A cerimônia contou com a presença do Secretário de Governo, Odair Cunha, que representou o governador Fernando Pimentel, do Secretário de Turismo de Minas Gerais, Geraldo Pimenta, do Secretário de Cultura, Ângelo Oswaldo, do Diretor Nacional de Produtos e Destinos do Ministério do Turismo, Wilken Souto, e do deputado estadual, Cristiano Silveira, entre outras autoridades.
 
Programa pioneiro no turismo brasileiro, os Circuitos Turísticos são formados por municípios de uma região que se unem para organizar e desenvolver a atividade turística regional de forma sustentável, através da integração contínua dos municípios, consolidando uma identidade regional. “Nesta solenidade, o Governo de Minas, renova o conceito, o desejo e a determinação de fortalecer e organizar o turismo no estado através de instâncias regionais de governança”, destacou Odair Cunha.
 
Ainda sobre o compromisso do governo com o setor, Odair Cunha destacou a criação da Secretaria de Turismo. “O primeiro ato de Fernando Pimentel em prol do turismo, do desenvolvimento econômico sustentável e estratégico para o estado se deu com a criação da pasta específica, a Secretaria de Estado de Turismo, antes vinculada à Secretaria de Turismo e Esportes”.
 
Para o Secretário de Turismo, Geraldo Pimenta, “a Política de Regionalização é um grande vetor para consolidarmos e desenvolvermos a economia regional, tendo em vista que 67% dos visitantes em Minas Gerais são oriundos do próprio estado. Os Circuitos Turísticos configuram-se como os principais interlocutores entre municípios e governos em nível federal e estadual que, em parcerias com atores envolvidos e os Conselhos Estadual e Municipais, contribuem para orientação, coordenação e execução da política do turismo juntamente com a cadeia produtiva local”, diz.
 
De acordo com a SETUR, a certificação é o momento em que a instituição é reconhecida oficialmente como Instância de Governança Regional do Turismo, apta a executar a Política de Regionalização do Turismo do estado. O processo de certificação permite a associação de diversos atores, públicos e privados, que atuam na cadeia produtiva em favor do desenvolvimento da atividade turística.
 
Para o secretário de Cultura, Angelo Osvaldo, cultura e turismo andam de braços dados.  “A cultura dinamiza o turismo, por isso temos que manter um diálogo permanente. Vamos somar esforços para construir um caminho luminoso, que percorra todos os Circuitos Turísticos”, afirma.
 
Circuitos
 
São eles: Águas, Capital Belo Horizonte, Caminho Novo, Caminhos do Cerrado, Caminhos do Indaiá, Sul de Minas, Caminhos Gerais, Caminhos Verdes de Minas, Canastra, Diamantes, Grutas, Grutas e Mar de Minas, Guimarães Rosa, Lago de Furnas, Lago de Irapé, Lago de Três Marias, Lagos, Malhas do Sul de Minas, Mata Atlântica de Minas, Montanhas Cafeeiras de Minas, Montanhas e Fé, Nascente do Rio Doce, Nascentes das Gerais, Noroeste das Gerais, do Ouro, Pedras Preciosas, Pico da Bandeira, Rota do Muriqui, Serra do Brigadeiro, Serra do Cabral, Serra do Cipó, Serra do Ibitipoca, Serra Geral do Norte de Minas, Serras de Minas, Serras e Cachoeiras, Serras Verdes do Sul de Minas, Sertão Gerais, Terras Altas da Mantiqueira, Trilha dos Inconfidentes, Trilhas do Rio Doce, Vale do Jequitinhonha, Vale Verde - Quedas D'Água, Velho Chico, Verde - Trilha dos Bandeirantes, Veredas do Paraopeba, Villas e Fazendas de Minas.
 
Certificação
 
A certificação de um Circuito Turístico é o momento em que a instituição é reconhecida oficialmente, pela Setur/MG, como Instância de Governança Regional do Turismo apta para a execução da Política de Regionalização do Turismo do Estado de Minas Gerais. Para ser certificado, o Circuito deve atender a uma série de pré-requisitos, estabelecidos no Decreto Estadual 43.321/2003 e na Resolução SETES nº 45/2014, dentre os quais possuir, no mínimo, um ano de existência formal, ser constituído por cinco ou mais municípios de uma mesma região, com afinidades culturais, sociais e econômicas, e ser uma entidade sem fins lucrativos, com a finalidade de promoção e desenvolvimento sustentável do turismo.
 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)