Notícias | Esportes

Procurador do STJD acha infundada denúncia de América-MG contra o Boa

Globo Esporte | 21/11/2014 - 13:14:28
Coelho pode ser punido por “dar causa, por erro grosseiro ou sentimento pessoal, a instauração de inquérito ou processo”, caso erro de uso de atleta não se confirme
 
A denúncia do América-MG sobre a suposta irregularidade na contratação e escalação do atacante Romão pelo Boa Esporte na Série B do Brasileiro, em princípio, não tem fundamento. A afirmação é do procurador do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmitt, que já analisou o caso antes mesmo que seja oficialmente protocolado nesta sexta-feira, como promete o clube mineiro.
 
O departamento jurídico do América-MG anunciou na quinta-feira ter levantado dados para protocolar a suposta irregularidade por parte do Boa Esporte, quarto colocado na tabela da Série B. O clube de Varginha teria contratado e escalado irregularmente o atacante Romão, ex-Portuguesa. De acordo com o América-MG, a contratação do jogador infringiria o artigo 7 do Regulamento Específico da Competição, que prevê que um clube não pode contratar mais de cinco jogadores oriundos de outros times que disputam a mesma divisão da competição.    
 
Porém, dos seis jogadores contratados pelo Boa nesta situação, dois não teriam sido sequer relacionados para nenhum jogo dos clubes de origem no campeonato deste ano. Seriam eles: Willian Magrão, da Portuguesa, e Denner, do Bragantino. O que, de acordo com o procurador, não configuraria irregularidade do clube de Varginha.   
 
- Não há irregularidade se a notícia de infração considerar atletas que não atuaram por seus clubes de origem. Vão perder tempo e dinheiro, além de poderem ser responsabilizados nos termos do art. 221 do CBJD. O parágrafo único do artigo 7º do Regulamento Específico que autoriza essas espécies de transferências não pode ser interpretado de forma isolada do capítulo que estabelece como condicionante à limitação o atleta ter atuado. Logo, atletas que sequer foram relacionados não entram nesse cômputo. Incrível a especulação e a caça a irregularidades para ganhar pontos fora do campo sem o menor fundamento – informou Paulo Schmitt.   
 
O art. 221 a que o procurador se refere - e que o América-MG poderia ser enquadrado caso protocole a denúncia - prevê que “dar causa, por erro grosseiro ou sentimento pessoal, a instauração de inquérito ou processo na Justiça Desportiva”, pode resultar em punição com multa de R$ 100 a R$ 100 mil para a entidade de administração ou de prática desportiva responsável.   
Confira o levantamento realizado pelo GloboEsporte.com dos jogadores contratados pelo Boa Esporte e o números de partidas que fizeram pelo clube e pelas equipes de origem.   
 
Romão: Portuguesa (5 jogos + 4 como relacionado) e Boa (6 jogos + 2 como relacionado)
Eric: Oeste (6 jogos) e Boa (11 jogos + 5 como relacionado)
Lula: América-MG (1 relacionado) e Boa (12 jogos + 10 como relacionado)
William Magrão: Portuguesa (sem jogos) e Boa (7 jogos + 4 como relacionado)
Franci: Joinville (1 jogo + 1 como relacionado) e Boa (10 jogos + 14 como relacionado)
Denner: Bragantino (sem jogos) e Boa (1 jogo)
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)