Notícias | Geral

Inauguração do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Faceca acontece nesta sexta-feira

Com assessoria | 25/09/2014 - 14:39:39
Nesta sexta-feira, 26 de setembro, Varginha instala o 16º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejus) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A solenidade está marcada para as 11h, no auditório da Faculdade Cenecista (Faceca) – rua Professor Felipe Tiago Gomes, 173, Centro –, e contará com a presença do desembargador Wander Marotta, 3º vice-presidente do TJMG.
 
"Benefício para a sociedade; benefício para a qualidade do ensino; benefício para os alunos do Curso de Direito da FACECA”… Assim resume o Diretor da Faceca, o Prof. Antonio Carlos Luminatto, sobre a ampliação dos serviços do Núcleo Jurídico, com a instalação do Centro Judiciário de Conflitos e Cidadania da Comarca de Varginha – CEJUS. Ainda de acordo com o professor, com a instalação do CEJUS, o aluno vivenciará ainda mais situações reais que serão fundamentais para o desempenho do profissional do Direito.
 
O CEJUS, decorrente de parceria da FACECA com o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais –  TJMG e o Conselho Nacional de Justiça – CNJ. Em um só local reúne uma série de serviços prestados pelo Judiciário à população. O setor processual promove audiências e sessões de conciliação e mediação de demandas que já se tornaram judiciais. O pré-processual se incumbe da negociação de acordos entre partes em conflito, com a ajuda de um terceiro capacitado e isento, quando o impasse ainda não se transformou numa ação na Justiça. Por fim, o setor de cidadania é voltado para o atendimento e a orientação ao público.
 
"Na condição de Magistrado e Professor, alegram-me iniciativas como essas, em que se aliam a educação formal e a prática da cidadania. De fato, é necessário que o futuro profissional do Direito, já em sua formação, seja conscientizado da importância social do seu trabalho, uma vez que será ele, talvez, o maior responsável pela concretização dos fundamentos do Estado Democrático de Direito, tal como previsto no artigo 1º da nossa Constituição Federal. Hoje, mais do que nunca, devem-se buscar meios alternativos à solução dos conflitos que não apenas a via judicial, sendo que os estudantes de Direito que tiverem a felicidade de contarem com uma estrutura que lhes proporcione a oportunidade de se familiarizarem com essa nova realidade, serão, certamente, profissionais modernos e mais valorizados no mercado de trabalho. Estão de parabéns a CNEC, a FACECA e todo o seu Corpo Docente, Discente e Administrativo”, conclui Sérgio Santos Melo, Professor da FACECA e Juiz Federal.

 

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)