Notícias | Eleições 2024

Pé de Chumbo, a r-Evolução na Política em Varginha/MG! (2ºartigo)

Da redação | 13/10/2012 - 12:07:09

por Diego Gazola*

Logo após a apuração das Eleições 2012, escrevi um artigo sobre o resultado que apontava Adilson Bboy Pé de Chumbo(PR) como o vereador mais votado na cidade mineira. A repercussão foi impressionante, com mais de 200 comentários na rede social Facebook em menos de dois dias.

Grande parte das manifestações eram de cidadãos inconformados com o possível “voto de protesto”, até de pessoas que comparavam o fenômeno Pé de Chumbo ao palhaço Tiririca quando foi eleito deputado federal por São Paulo. Recentemente o parlamentar foi escolhido um dos 15 políticos mais bem avaliado pelo Prêmio Congresso em Foco.

Surpresa ou não, Pé de Chumbo se materializou como a faísca que faltava para uma r-Evolução na política partidária em Varginha/MG. Os 99% que nunca pisaram na Câmara Municipal, acompanharão mais de perto os passos do jovem vereador, mesmo que na busca por algum deslize na intenção de chacoteá-lo.

Caso faça um mandato exemplar, facilitando os interesses de seus 2.863 eleitores, e agora também de todos os cidadãos varginhenses, será potencialmente a desmistificação do esteriótipo de que para exercer um cargo de vereador seja necessário uma formação acadêmica ou ter nascido em berço confortável.

Porém, caso não demonstre efetivamente seu empenho e proatividade política, mesmo com todo o suporte oferecido pelo Partido da República(PR), o seu caso contribuirá com uma grande evolução para o pleito municipal de 2016.

No primeiro artigo, expus alguns poucos detalhes sobre o conceito de “Co-Vereador” como uma oportunidade para aproximar ainda mais a sociedade engajada dos políticos eleitos para o Legislativo. Pé de Chumbo foi a oportunidade para exemplificar a ideia, a partir de uma situação factual. Porém, como mencionado no mesmo texto, a metodologia a ser desenvolvida e apriomorada, é válida para qualquer outros vereador em qualquer cidade brasileira. Oportuno informar que, após a publicação do primeiro artigo, alguns políticos eleitos já me procuraram na intenção de avaliarem a possibilidade de aderirem.

O “Co-”, na vanguarda da Nova Ciência das Redes(Sociais) é mais que um termo, é uma atitude. Ação de colaboração, de fazer juntos. A certeza de que sozinho não fazemos nada, e que ninguém detém todo o conhecimento para articular melhorias em uma localidade. Desta forma, na política, os vereadores que se disporem a prototipar a iniciativa, em anuência obviamente de seus Partidos e financiadores de Campanha, poderão ter um grupo de cidadãos ativos mais próximo de sua labuta, diferentemente do indivíduos-pidões que exigem ações públicas porém sem colocar a mão-na-massa.

Talvez, as grandes vantagens para os cidadãos que se engajarem neste processo público colaborativo seja a influência direta em contribuir com tomadas de decisões dos políticos, assim como, o espontâneo status social a ser gerado.

Aos interessados em co-criar essa metodologia de “Co-Vereador”, convido que ingressem à comunidade “Rede Varginha” no Facebook. Essa rede social é um Movimento apartidário, inter-religioso, sem fins lucrativos, sem presidente nem diretoria e que atua por meio do empoderamento de seus membros. Sua missão é articular por meio da Internet e de encontro presenciais:  empresas, ongs, governo e a sociedade para a construção de soluções coletivas de forma colaborativa.

ACAMPAY Zoo de Varginha www.acampay.com.br , Nave do ET apagada durante a Hora do Planeta http://migre.me/b5Iep , Rede pela Reciclagem de Óleo de Cozinha Usado www.varginhaonline.com.br/oleo são algumas das iniciativas da Rede Varginha.

Para fazer parte, entre na comunidade https://www.facebook.com/groups/redemudadeideiavarginhamg e passe a interagir com os outros membros.

Desta forma você passará a sonhar com iniciativas e contribuirá colaborativamente com as acabativas pela materialização da cidade que você sonha, hoje! Seja bem-vindo(a).

* Diego Gazola é ativista e membro da Rede Varginha. Ativa articulações em sociedades por meio de políticas públicas não-governamentais. Contato: www.facebook.com/mudadeideia

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)