Notícias | Eleições 2024

Nova pesquisa aponta liderança de Antônio Silva (PTB) em Varginha

Estado de Minas | 22/09/2012 - 12:08:28

Candidato do PTB lidera pesquisa MDA/Estado de Minas com 43% das intenções de voto, contra 22,6% do prefeito petista Eduardo Corujinha

O advogado e empresário Antônio Silva (PTB) deve ser eleito prefeito de Varginha pela terceira vez, 12 anos depois de deixar o comando da cidade do Sul de Minas. É o que mostra pesquisa realizada pelo Instituto MDA, encomendada pelo Estado de Minas, que o apontou com 43% da preferência do eleitorado. Em seguida aparece o candidato à reeleição, Eduardo Corujinha (PT), escolhido por 22,6% dos 500 entrevistados. Pouco atrás aparece Renato (DEM), com 18%, e Kiko (PSOL), apontado por 1,6%. Nulos e brancos somaram 14,8%. O registro do levantamento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) recebeu o número MG 00543/2012.

Há quatro anos a disputa pela Prefeitura de Varginha foi polarizada entre Eduardo Corujinha e Antônio Silva – e encerrada com a vitória do primeiro por 51,92% a 45,38%. Embora as últimas eleições em Varginha tenham sido marcadas por viradas de última hora – como no pleito de 2008 –, a expectativa é de que não aconteça o mesmo neste ano. “Em 2008, o Corujinha não tinha uma rejeição tão grande quanto agora”, comenta o diretor do Instituto MDA, Marcelo Costa Souza. Isso porque a pesquisa mostra que 57% dos eleitores de Varginha não admitem a possibilidade de reeleger o petista.

O índice de quem tem Eduardo Corujinha como o único candidato é bem inferior, atingindo 14,6%, enquanto podem votar nele 23,4%. Além da rejeição, o petista enfrenta o fato de que seu principal adversário, o ex-prefeito Antônio Silva, tem uma aceitação bem maior: 33% dos entrevistados o têm como o único candidato e 32% admitem a possibilidade de votar nele. Responderam à alternativa “não votaria de jeito nenhum” 30% dos entrevistados.

Também no item definição de voto Antônio Silva apresenta índices confortáveis: 80,5% daqueles que disseram votar nele disseram manter a escolha até 7 de outubro. O democrata Renato tem a fidelidade de 67,8% dos entrevistados, enquanto Corujinha ainda pode perder o voto de 33,6% de quem o apontou como o candidato preferido. Levando-se em conta a margem de erro de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos e os número de definição de voto, Corujinha ainda corre o risco de terminar a disputa em terceiro.

Curiosamente, os números referentes à votação em Corujinha não são um reflexo da avaliação de sua administração. De acordo com o levantamento, 37% dos entrevistados consideram sua gestão boa ou ótima. Apontaram o governo petista como ruim ou péssimo 27,4%. “Os relatórios indicam que os eleitores não aprovaram o fato de ele ter feito a maioria das ações de última hora, no ano da eleição”, explica Marcelo Costa Souza.

REGIÕES
Antônio Silva lidera a pesquisa em sete setores residenciais de Varginha, com destaque para o Centro e a Vila Pinto, onde tem a adesão de 57,6% dos eleitores. Lá, o atual prefeito tem a preferência de apenas 6,1% dos eleitores, mesmo índice daqueles que disseram votar em branco ou nulo. O candidato do DEM, Renato, é o segundo colocado, com 21,1% das intenções de voto.

O democrata ultrapassa o atual prefeito em mais duas zonas residenciais: Centenário, Damasco e Cohab Imaculada Conceição (19,4% a 14,5%); e Catanduvas, Canaã, Jardim Andere, Vale dos Ipês e Santa Luzia (21,7% a 16,7%). Na região dos bairros Floresta, Campos Elíseos, Cidade Nova, Vargem e Santa Maria eles estão tecnicamente empatados por 21,6% a 20,6% para Renato e Eduardo Corujinha, respectivamente.

O líder da pesquisa aparece atrás de Eduardo Corujinha na área que compreende os bairros Rinaldi, Corcetti, Mont Serrat e Jardim Áurea, onde a disputa ficou em 25,6% a 35,9%. Na região dos bairros Sion, Santana, Padre Vítor e São Francisco os dois primeiros colocados estão tecnicamente empatados: 36,9% para o petista e 34,5% para o petebista.

Ficha técnica

A pesquisa realizada pelo Instituto MDA em parceria com o Estado de Minas ouviu 500 eleitores de Varginha entre 17 e 19 de setembro. O levantamento tem margem de erro de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos e foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sob o número MG 00543/2012. O Estado de Minas não publica pesquisas encomendadas por candidatos.

Antônio Silva - 43%
Eduardo Corujinha - 22,6%
Renato - 18%

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)