Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
De volta pra casa; Virada Sustentável; Fantástico mundo de Bob; Mentir ou omitir!
25/11/2016

 De volta pra casa

As visitas da deputada estadual Geisa Teixeira (PT) a Varginha vem aumentando. A parlamentar tem sido vista com frequência na cidade em eventos partidários e articulações políticas. Geisa se distanciou antes das eleições municipais em razão de não querer ser a candidata do PT em Varginha, todavia, diante das próximas eleições que serão em 2018, onde vai disputar a reeleição, Geisa precisa garantir seus votos na região e ampliar sua base. A parlamentar precisa equilibrar a forte resistência que a população tem com o PT com a necessária fidelidade que deve ao governador Pimentel e ao secretário Odair Cunha. Vale destacar que, segundo o “fantástico e absurdo” sistema de aposentadoria dos parlamentares da Assembleia Mineira, o deputado com dois mandatos, já garante direito a aposentadoria integral. Assim, a se Geisa for reeleita, completa o mandato e pode se aposentar como deputada, a exemplo do mesmo direito já conquistado por Dilzon Melo entre outros.

Fantástico mundo de Bob

O Conselho Municipal de Saúde de Varginha deve viver em outro mundo que não tenha os dramas e dificuldades dos cidadãos de Varginha com a Saúde. O conselho municipal de saúde de Varginha se reuniu na Câmara de Vereadores no último dia 22/11 para discutir a atividades do Programa de Atenção Domiciliar e Internação (PADI), o tema é importante, todavia, menor diante do caos vivido na saúde de Varginha com o Hospital Regional vivendo uma grande crise e o Hospital Bom Pastor com deficiência de investimentos. O Hospital Regional do Sul de Minas é a maior estrutura de saúde de Varginha e atende casos complexos de saúde de pacientes de Varginha e região. A instituição enfrentou greve de médicos, falta de pagamento a fornecedores, muitos inclusive já não fornecem mais ao hospital.

Já o Hospital Bom Pastor tem a sobrecarga com a deficiência do Regional e ainda sofre com a falta de investimentos e problemas no pronto atendimento. Enquanto isso, o conselho municipal de saúde discute “trivialidades e se reúne para tomar café”. Realmente tem algo errado!

Mentir ou omitir!

A coluna comentou nesta semana sobre os investimentos realizados no Estádio Municipal entregue ao Boa Esporte, bem como os gastos para reparar o estádio após os estragos ocorridos depois do jogo do Boa contra o Guarani de Campinas, no final do campeonato nacional da série C. O estádio chegou inclusive a ser interditado.

Segundo release da Prefeitura de Varginha, da-se a entender que o município estaria custeando todo o investimento no campo, bem como o conserto do estádio após o quebra-quebra entre Boa Esporte e Guarani, o que a coluna inclusive, criticou! Todavia, vários leitores encaminharam email à coluna dizendo que o Boa Esporte teria aportado recursos na modernização do estádio, bem como estaria fazendo o reparo no estádio municipal, com intenção inclusive, de reaver o valor gasto junto ao Guarani, visto que sua torcida teria sido a responsável pelos estragos.

A coluna não conseguiu ter acesso ao dados completos, visto que a relação financeira entre a Prefeitura de Varginha e o Boa Esporte não é das mais transparentes e acessíveis, além disso, um possível processo contra o Guarani para reparar os estragos de sua torcida podem poupar que a Prefeitura ou o Boa tenham que pagar o conserto do campo. Mas é fato que a assessoria do município tentar sempre “pintar de rosa tudo que toca, e tenta bajular o governo, utilizando até mesmo uma briga de torcida para dar a entender que este governo estaria sendo ágil e eficiente no possível custeio das reformas”. Caso é que o estádio municipal será reparado, mas quem realmente vai pagar pelas obras? Isso não se sabe! A assessoria de imprensa pode não ter mentido sobre as obras, mas omitiu e deixou dúbia a questão de quem esta por trás dos custos! A Conferir!

Perguntar não ofende

Será que o prefeito vai cumprir a suposta promessa que teria feito a produtores culturais da cidade de mudar o comando da Fundação Cultural de Varginha para o próximo mandato? Se cumprir, quem poderia substituir Graça Moura em eficiência e confiança?

A transmissão do comando da Mesa Diretora da Câmara, em janeiro, será uma cerimônia corriqueira ou o ápice de um “projeto de vingança e articulação política, onde quem perdeu o poder, vai retoma-lo, com o sabor de não mais ter uma traidora no plenário”?

Quando a Copasa vai iniciar a operação no aterro sanitário de Varginha? Porque a Prefeitura de Varginha disseminou pânico quanto a capacidade do atual lixão para fechar, sem licitação, um contrato milionário com a Copasa? Quem ganhou com isso?

Quais serão as atividades culturais e turísticas do governo municipal para este fim de ano? Será que estas atividades serão as derradeiras dos chefes da Cultura e do Turismo municipal? Será que estas pastas terão novos comandos, como se especula?

O empodeirado

O novo governo municipal que começa em janeiro deve chegar com muitas novidades, tanto políticas quanto administrativas. O prefeito tem a chance de definir sua biografia política e, tendo em vista sua “provável” aposentadoria política, Antônio Silva tende a fazer um governo mais com a sua cara e menos com perfil de aliados políticos como Dilzon Melo, pepistas ou tucanos. Todavia, também é certo que Antônio Silva deverá, ao longo dos próximos quatro anos, escolher seu sucessor! E isso interessa muito a pepistas, tucanos e petebistas. 

Particularmente no ninho tucano, há grande interesse do vice Vérdi Melo para se tornar prefeito em 2020. E Verdi tem trabalhado nisso! O vice sabe que precisa “despontar” neste novo governo a fim de ganhar força política para suas pretensões. Pessoas ouvidas pela coluna dizem que prefeito e vice estão em perfeita sintonia e que, dos vices escolhidos por Antônio Silva, talvez, Vérdi seja o que mais afinidade tem demonstrado com o companheiro de chapa.

Afinal, ambos são já experientes e já “bateram e apanharam” muito na vida pública. Existe grande especulação que o vice terá, no próximo governo, a chance de “ter mais tinta na caneta” para provar seu valor. Alguns aliados até defendem tal posicionamento visto que, o tempo passa rápido e a construção de um substituto para Silva deve começar, logo, mas discretamente, para não queimar o escolhido. Se terá o carisma dos líderes políticos e por fim do povo, não sabemos, mas esse é o plano, pelo menos o plano de Vérdi Melo, que ainda tem muito chão pela frente.

Arquivo vivo

A Câmara de Varginha homenageou o servidor municipal aposentado, Clementino Vieira. Conhecido por suas mais de cinco décadas de prestação de serviços ao Município, seu Clementino foi agraciado com a Comenda do Mérito Legislativo, outorgada pela Câmara. A cerimônia ocorreu na casa do homenageado e contou com a presença de amigos e familiares. 

Estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores, Rômulo Azevedo Ribeiro, os vereadores Henrique Lemes e Leonardo Ciacci e o prefeito de Varginha, Antônio Silva. Todos ressaltaram a importância da dedicação de Clementino, durante os períodos em que esteve na Prefeitura e na Câmara, auxiliando a todos com seu vasto conhecimento sobre o Município de Varginha. Clementino Vieira é daquelas pessoas que ao longo dos anos, assistiu e até ajudou no levantar e cair de governos e políticos. Viu de perto, e do lado de dentro, muitas administrações e sabe como ninguém os bastidores da política local das últimas décadas. Por certo que se tivéssemos uma rica oportunidade do homenageado escrever suas memórias, ao estilo mais famoso de hoje, como uma “delação premiada”, certamente que muitas “cabeças coroadas” da política local iriam corar de vergonha.

Amizade pesada

Tem sido cada dia mais pesada a missão do presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais, - FIEMG em manter sua leal e cordial amizade com o governador Fernando Pimentel (PT). E não me refiro aqui a questões políticas ligadas ao grande desgaste nacional do Partido dos Trabalhadores por conta dos graves casos de corrupção. A dificuldade do presidente da Fiemg, Olavo Machado, em fazer a manutenção de sua amizade com Pimentel dá-se em razão da crescente cobrança dos líderes patronais ao governo estadual e que patina na boa gestão e nos pagamentos e manutenção da máquina pública estadual.

O governo de Minas caminha a passos largos para ser um “novo Rio Grande do Sul e em seguida um Rio de Janeiro” tendo em vista o alto gasto público, e pior, mau gasto público. 

Empresários e gestores da iniciativa privada indicam ao governo a todo momento falhas e gargalos na administração, que demoram a ser corrigidos, quando o são. Quem está próximo ao governo estadual tem a nítida impressão que Pimentel foca todo o esforço e gasto do governo para salvar sua própria pele e de seu governo, que periga na Assembleia Legislativa e no Superior Tribunal de Justiça.

Particularmente em relação à imprensa do interior, este governo adota uma perversa prática discriminatória que vai custar caro ao governo estadual petista. Mais de 550 jornais e revistas do interior de Minas estão com créditos a receber do Governo Estadual, alguns deles com mais de 4 anos de existência! O calote do governo à mídia impressa do interior tem sido uma constante. Entra governo e sai governo, os jornais tem sido tratados com desprezo. Tal atitude vai custar caro a este governo, que pode pagar pelo desprezo de mais de 20 anos com a imprensa escrita. Tendo em vista que, talvez por medo de retaliação, o governo não atrasa pagamentos aos grandes grupos de TV e rádio, parece que o setor de mídia impressa é a bola da vez para o provável calote! A conferir.

Virada Sustentável

Na próxima terça (29), o Theatro Capitólio será palco do lançamento do filme sobre a Virada Sustentável em Varginha. O evento gratuito começa a partir das 18h e haverá também a exibição do vídeo produzido por alunos do CDCA durante uma "oficinema" conduzida pela equipe do Cine Solar, um projeto patrocinado pelo Google que integrou as atividades da Virada. 

O dia 5 de novembro marcado por uma grande celebração que contou com um público de cerca de 5 mil pessoas que passaram pelas mais de 70 atrações e atividades que tomaram a região central da cidade. O lançamento da Virada Sustentável Varginha 2017 reuniu durante a cerimônia de abertura, várias autoridades da cidade, patrocinadores e apoiadores em uma emocionante apresentação de duas bandas de projetos sociais: Latambor (Varginha) e EcoBanda GF (Três Corações).

Durante todo o dia e noite, centenas de voluntários auxiliaram o público sobre a  localização das dezenas de atividades e atrações que aconteciam simultaneamente. Uma das grandes inovações do festival foi a não distribuição de copos plásticos descartáveis. Na Tenda de Informações esteve disponível a consignação de copos retornáveis personalizados e coloridos com a temática da Virada.  A edição de Lançamento, concentrada entre a Praça do ET, Concha Acústica e Praça da Fonte, teve o intuito de apresentar o conceito do evento como uma estratégia para mobilização de novos parceiros de conteúdo e institucionais, assim como a captação de recursos para a Virada 2017.

Algumas das dezenas de destaques que receberam um público relevante foram o cinema movido a energia solar oferecido pelo Google, a feijoada (vegana) gratuita na praça, a instalação de arte sobre a preservação do Rio Verde sem barragens, as apresentações teatrais sobre direitos dos animais, a roda de conversa com ufólogos vindos de todo o Brasil, a oficina sobre como cultivar pé de café e com a distribuição gratuita de até 168 mudas para os participantes, entre muitas outras atividades e atrações.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)