Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
Levante na Cultura; Protesto; Colcha de retalhos; Entrevistas a candidatos; Mortos e feridos
29/07/2016

Levante na Cultura

A coluna publicou na última quarta a nota encaminhada pelo presidente da Fundação Cultural de Varginha, professor Francisco Graça Moura. Na nota, Graça Moura dá seus motivos para a repentina reforma e interdição no Theatro Capitólio, bem como se defende das inúmeras críticas dos produtores culturais incomodados pela sua gestão a frente da Fundação Cultural.

Graça Moura também tenta explicar nebulosas dúvidas sobre a gestão financeira da Fundação, uma vez que é cobrado sim, segundo produtores culturais, um determinado valor para utilização das estruturas públicas municipais da Cultura. Além disso, a TV Princesa e Rádio Melodia, recebem por “anúncios” chamados de “apoios culturais”. O presidente da Fundação disse que tais receitas “não cobrem o custo” da manutenção destas estruturas.

Feitos estes esclarecimentos, verifica-se que os frágeis argumentos de Graça Moura não convenceram, pelo contrário. Uma entrevista do presidente da Fundação Cultural na TV Princesa, jogou ainda mais lenha na fogueira. Na entrevista à TV Princesa, emissora sob seu comando, Graça Moura teria ofendido os produtores culturais da cidade e causado grande revolta nas redes sociais.

Um grande movimento esta sendo gestado entre os produtores para protestar contra a condução da estrutura pública cultural na cidade. Nesta semana diversas mensagens em redes sociais e grupos de watshap já marcavam encontros e passeatas em frente a Prefeitura de Varginha. Parece que Graça Moura atirou no que viu e acertou no que não viu, trazendo assim, grande dor de cabeça para o prefeito Antônio Silva a poucos dias da eleição.

Sem dinheiro, sem corrupção?

A Justiça Eleitoral está esperando uma forte redução dos crimes e infrações dos candidatos nestas eleições municipais em função da seca nos cofres das campanhas com o fim das doações empresariais. “Com menos dinheiro, há menos corrupção”, resume o desembargador Domingos Coelho, que há um mês assumiu o comando do TRE e irá presidir o pleito em Minas.

Anti gafes

O presidente interino Michel Temer (PMDB) ordenou à equipe de ministros que fosse realizado um treinamento, o conhecido “media training”, para melhorar os discursos e evitar gafes durante os Jogos Olímpicos. As “aulas” são direcionadas principalmente aos chefes das principais pastas do governo, como Casa Civil, Justiça, Cultura, Esportes e Gabinete de Segurança Institucional. O primeiro ministro a passar pelo treinamento foi Eliseu Padilha, da Casa Civil.

Cortando na Carne?

O procurador geral de Justiça, Carlos André Mariani Bittencourt, ofereceu denúncia contra um promotor e uma advogada de Uberlândia, no Triângulo. O promotor é acusado dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro na 10ª Promotoria de Justiça da cidade. Já a advogada, de corrupção ativa. Segundo o MP, em doze oportunidades, a defensora ofereceu vantagem financeira ao funcionário público, para que este praticasse atos de ofício. A advogada foi aluna e estagiária do promotor e, após o fim desse vínculo, em 2010, a relação entre os dois permaneceu constante, com troca de informações referentes a causas em curso na Promotoria de Justiça, acerto de acordos, captação de clientes para a advogada e até negociação relativa aos honorários para atuação conjunta dos denunciados.

Batata Quente assando 

A expectativa do procurador regional Eleitoral de Minas, Patrick Salgado, é que sejam julgadas até o ano que vem as ações eleitorais que ele moveu pedindo a cassação do diploma e a inelegibilidade do governador Fernando Pimentel (PT), e de seu vice, Antônio Andrade (PMDB). “Os processos correm em segredo de Justiça. Mas a expectativa é a de que as ações sejam julgadas até o término do meu mandato como procurador, que é 30 de setembro de 2017. Houve o adiamento das ações pelo surgimento de novas provas da operação Acrônimo, e o governador usou de instrumentos processuais legítimos para poder questionar a juntada dessas provas. E isso acabou adiando o julgamento”.

Perguntar não ofende

As negociações políticas locais beiram a mercadões populares, negocia-se de tudo e por todo tipo de preço! Será que conseguiremos construir um novo Brasil se já nos municípios as lideranças políticas vendem o destino político para quem pagar mais?

Quais seriam as mudanças no primeiro escalão municipal com vistas às eleições de 2016? Ou será que das muitas negociações articuladas pelo PTB nenhuma terá pagamento à vista? Quem conhece sabe que não convém contar com o ovo antes da galinha botar!

O PT local tem demonstrado preocupação com as tratativas feitas para esta eleição! Como sempre, o partido descobriu agora que toda a soberba e salto alto do passado têm cobrado alto preço hoje! Será que a lição vai ajudar alguma coisa para as eleições de 2018?

As redes sociais estão cada dia mais presente na vida do brasileiro e serão usadas com intensidade nas eleições! Cada partido se mobiliza da melhor forma, embora poucos tenham militância forte nas redes! Alguém já recebeu e-mail pedindo votos ou malhando candidatos?

Algumas legendas estão apostando alto na vitória da reeleição. A aposta pode ser encorajadora, tendo em vista que os números atuais, mas os poucos que estão na terceira via política, se ganharem, terão tirado a sorte grande! Mandarão sozinhos! Alguém duvida?

Protesto

No próximo domingo, dia 31/07, acontece na Concha Acústica mais um protesto contra a corrupção do Movimento Vem pra Rua. O evento começa às 10 da manhã e, embora seja apartidário, é difícil não associar o movimento ao impedimento da presidente petista Dilma Roussef (PT), que terá seu destino selado nos próximos dias. De modo geral, o Movimento Vem pra Rua tem pregado a mudança na política brasileira, por consequência, a alternância do poder nos municípios, em sua maioria governada por lideranças tradicionais de partidos envolvidos com a corrupção apurada na Operação Lava Jato. Talvez nem seja feita referencia ao governo municipal, mas certamente haverão pessoas que vão associar a necessidade de, em Varginha, haver um rompimento com o continuísmo político, sem retorno do governo petista. É bom que os políticos tradicionais da cidade não passem pela fonte no domingo pela manha, sob pena de ouvirem vaias.

Segurança Pública

Continuam a chegar à coluna as muitas reclamações quanto ao crescente tráfico de drogas em Varginha e região. Como se sabe o tráfico de drogas é o motor do crime, fomentando mortes e violência em todo o país. Embora se veja ações específicas quanto ao crime na cidade, não se tem notícia da prisão de qualquer grande traficante na região! Será que as autoridades policiais estão atentas ao caso das drogas? Ou o poderio do tráfico já estaria intimidando a Polícia Militar? Há quem diga que a criminalidade já estaria “cooptando” autoridades para que as ações contra o tráfico fossem “reduzidas”, e os traficantes se encarregariam de “policiar” as ruas para impedir que roubos e outros delitos ocorressem, para não “atrapalhar o comércio de entorpecentes”. Será mesmo?

Segurança Pública 2

O destino incerto da Guarda Municipal, aliado aos desmandos e insubordinações que ocorrem na instituição estariam causando um efeito “espantoso” em parte da velha guarda da instituição: há quem tenha saudades do antigo diretor Guilherme Maia. O petista foi o primeiro a liderar a Guarda Municipal e responsável por muitas conquista e boa parte dos bons resultados apresentados pela instituição no passado! Guilherme Maia foi muito combatido internamente! Hoje, contudo, muitos suspiram para dizer “que saudades da época do Guilherme”!

Colcha de retalhos

Á exemplo do PSD, PMDB, PR e Democratas, muitas legendas estão enfrentando verdadeiras brigas internas para escolher seu caminho nas eleições de 2016. Ocorre que as legendas ficam entre defender nomes a vereador, apoiar candidatos a prefeito com maiores chances de vitória, atender caciques locais ou deputados do partido! A fragmentação das legendas está montando uma verdadeira colcha de retalhos. Existem partidos em que o presidente da legenda apoiará um candidato a prefeito, os vereadores apoiarão outras correntes políticas e os militantes, por desmotivação, nem vão participar das eleições. A descrença e o desanimo têm levado entusiastas da política a perderem o interesse de participar. É bem provável que, de modo geral, após as eleições, exista uma desfiliação e mudança de partido em massa em Varginha. A conferir

Entrevistas a candidatos

A Coluna Fatos e Versões, como é de costume, vai promover entrevistas com os candidatos a prefeito de Varginha. Este colunista pretende ouvir todos os candidatos e levar perguntas dos eleitores locais para serem respondidas por aqueles que pretendem administrar a cidade a partir de 2017. Além disso, a coluna também vai colher duas perguntas de cada candidato para os demais adversários! Ao final da rodada de entrevistas, cada candidato terá feito e respondido duas perguntas de cada um. Vale destacar que em cada entrevista a coluna também fará uma análise das respostas de cada postulante ao comando do Executivo. As entrevistas começarão após o registros oficiais das chapas, e os eleitores poderão encaminhar, por email à coluna, as perguntas direcionadas ao candidato da sua preferência. Aqueles candidatos que não aceitarem dar entrevista à coluna, respondendo as perguntas dos adversários, não poderão encaminhar perguntas aos seus concorrentes.

Mostrando serviço

O diretor do Departamento de Estradas e Rodagem, da Regional Varginha, Raimundo Zaiden, tem realizado uma série de obras no entorno da cidade. Começou pelo trevo, próximo do Posto Geraldo Lima, na saída para Três Pontas, e agora fará obras na rotatória próxima a passarela Senador Zé Alencar. É difícil não vincular tais obras ao período eleitoral que estamos vivendo, ainda mais sabendo do “modo de ser do petista de coração” Raimundo Zaiden. De qualquer forma, realização de obras é sempre bom para a cidade. Todavia, a solução definitiva daquele trecho da Avenida do Contorno, que vai do trevo do Automóvel Clube na Avenida Princesa do Sul até o trevo para Três Pontas, passa pela concretização da promessa feita pelo governador Fernando Pimentel de concluir a duplicação daquela pista, construindo todas as trincheiras e outras obras e desapropriações necessárias. Aliás, Pimentel prometeu ainda quando era candidato, na presença deste jornalista, que iria concluir a duplicação da Avenida do Contorno, no seu trecho estadual! Assim, as medidas paliativas feitas hoje por Raimundo Zaiden, são, na verdade, “aperitivos eleitorais a fim de ganhar votos! Pois tais aperitivos apenas enganam a barriga, mas não matam a fome”.

Mortos e feridos

Na Guarda Municipal de Varginha multiplicam as denúncias e descontentamentos. Os emails recebidos pela coluna apontam que uma significativa quantidade de oficiais estaria prestes a deixar a corporação, após a conclusão de um curso. Também existe uma denúncia de um suposto oficial que estaria já há bom tempo sem trabalhar, todavia recebendo salários! A coluna esta investigando a denuncia, mas como os dados da Guarda Municipal não estão expostos claramente no site da transparência do Executivo Municipal, fica difícil saber quem recebe o quê e se todos os oficiais estão cumprindo horário ou se eventualmente alguém cobre horário de outro de forma irregular. Não é a primeira vez que denuncias de irregularidades mexem com a Guarda Municipal. No passado, a compra de câmeras de vídeo com especificação inferior e preço superior causaram rebuliço na instituição.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)