Coluna | Bem Viver
Iára Cruz
Nutricionista, CRN 3739




Comer pão todo dia engorda?
04/05/2015

 

Primeira coisa a ser dita é o seguinte: o que faz uma pessoa engordar são os maus hábitos alimentares, o excesso e o sedentarismo. 

Portanto, assim como todos os alimentos, depende da quantidade.    

O Pão pertence ao grupo do  carboidrato e  deve ser consumido diariamente, este nutriente é a base da nossa alimentação, porque fornece energia para que possamos realizar as atividades do dia a dia e inclusive o carboidrato é o combustível do nosso cérebro, sem ele na quantidade certa, a gente não consegue ter uma boa memória, começa a ter dificuldade de concentração,  além de outros problemas . É errado pensar que para emagrecer é preciso excluir o carboidrato da alimentação, o correto é não exceder na quantidade. Por isso não é preciso deixar de comer pão.

Importante: o pão integral possui mais benefícios em relação ao pão branco, pois possui fibras em sua composição, que além de colaborar com o bom funcionamento do intestino e ajudar no controle do colesterol e glicemia, proporciona uma maior saciedade.  Mas atenção quando for comprar o pão integral, checar se na lista de ingredientes do produto vem em primeiro lugar o item “farinha de trigo integral”, se vier, esse é o verdadeiro pão  integral, fique atento!

Embora com maior quantidade de calorias, os pães muitas vezes são mais saudáveis e engordam menos que os biscoitos e torradas. Geralmente os biscoitos e torradas tem menor quantidade de fibras e mais de gordura, além dos pães saciarem mais do que os biscoitos e as torradas.

Em questão de calorias, 1 pão francês equivale em média a 5 unidades de biscoito água e sal ou 3 a 4 torradas, pensando no “custo/benefício o que sacia mais?

Outra questão que as pessoas estão comentando hoje em dia é com relação ao glúten do pão. O glúten é uma proteína encontrada nos cereais (trigo, malte, centeio, aveia e cevada) e está presente no pão. É obrigado a conter no rótulo que o alimento contém glúten, porque algumas pessoas tem alergia a essa proteína, conhecida como doença celíaca portanto por questões de saúde essas pessoas não podem consumir alimentos que tenham glúten . No momento não há nada comprovado cientificamente de que o glúten prejudique pessoas que não possuem a doença celíaca.

Muita gente tira o miolo do pão ao consumi-lo achando que está fazendo uma “grande vantagem”, engano.

O miolo possui uma maior concentração de água e ar, enquanto a casca possui menos água e mais nutrientes. Tanto o miolo quanto a casca engordam praticamente a mesma coisa. Fique atento com o que você vai passar no pão, isso é mais importante do que se preocupar em tirar o miolo.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
22/08/2015 | Refrigerante
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Quem Somos | Entre em Contato | Cadastre sua Empresa | Cadastre seu Evento | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2014 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)