Coluna | Bem Viver
Iára Cruz
Nutricionista, CRN 3739




Dicas para ajudar a você a emagrecer no verão
15/02/2014

Para emagrecer com saúde é importante que o processo seja gradual, através de reeducação alimentar e adoção de hábitos alimentares saudáveis. Aqui vão algumas dicas para você fazer a sua reeducação alimentar neste verão. 

Beba de 2 a 3 litros de água diariamente. Comece com 1 litro por dia e vá aumentando aos poucos, deixe sempre uma garrafinha de água perto de você e não substitua a água por outro líquido. 

 Faça 6 refeições por dia. Não fique mais de três horas sem comer. Ficar horas sem comer faz o metabolismo ficar lento e ainda faz com que você  abuse na próxima refeição. 

Nas refeições intermediárias consuma alimentos práticos como frutas, suco de fruta e iogurte. Já nas refeições principais, consuma um alimento de cada grupo alimentar(carboidrato, proteína, gorduras do bem, vitaminas e sais minerais). 

 

Utilize com maior freqüência limão, ervas aromáticas, azeite, vinagre e pouco sal para temperar saladas e outros pratos. 

Aumente o consumo de verduras, legumes e frutas mas não esqueça dos cereais, leguminosas, carnes, leite e derivados. 

Evite frituras (preparações à milanesa, batata frita, pastel,coxinha, frituras em geral...),alimentos gordurosos (carne com gordura, frango com pele, bacon, embutidos...), doces muito elaborados, refrigerantes e bebidas alcoólicas. 

Consuma preparações assadas, grelhadas ou cozidas, escolha por pratos simples, pois quanto menos ingredientes, menos calorias ele vai ter. 

Substitua o doce diário por uma fruta, deixe para comer doce somente no final de semana. Por falar em final de semana, não esqueça de fazer tudo corretamente nestes dias também. 

Não se pese todos os dias. Verifique somente 1x por semana e sempre na mesma balança, com roupas leves e de preferência no período da manhã. 

Ao invés de pensar quantos quilos ainda faltam para você eliminar, comemore cada semana o quanto você já eliminou, mesmo que seja apenas alguns gramas. Pense como seria pior se você não tivesse eliminado nada ou até adquirido peso. Mas se você adquiriu peso, faça uma análise e veja onde falhou e comece no dia seguinte tudo outra vez.  

Diminua a quantidade dos alimentos consumidos. Não é para passar fome, é para comer uma quantidade suficiente para matar sua fome.  

Controle a ansiedade através de exercícios ou de alguma atividade que te dê prazer, encontre uma distração que te dê prazer ... faça com que sua atenção desvie da comida. Conversar com uma amiga, sair passear, ler um bom livro, fazer uma caminhada, assistir um filme, pintar, mudar o visual,  são algumas dicas. 

Ter uma alimentação adequada e praticar exercícios físicos é a combinação ideal, por isso, faça todos os dias, pelo menos 30 minutos de exercícios.  

É importante a cada dia ter hábitos alimentares mais saudáveis e praticar exercícios regularmente, visando um corpo saudável por todo o ano. 

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
22/08/2015 | Refrigerante
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunistas

Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Quem Somos | Entre em Contato | Cadastre sua Empresa | Cadastre seu Evento | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2014 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)